Em breve, acontecerá o Carnaval, uma das comemorações mais alegres e esperadas do ano, e para garantir o sucesso da folia, os especialistas do hospital Santa Casa de Mauá alertam para alguns cuidados básicos.
De acordo com o clínico geral Valdir Russo, tudo começa com a atenção no excesso de bebidas alcoólicas, que comprometem os reflexos e causam sonolência. Outra questão é a reposição hídrica e de sais minerais para controlar o desgaste físico. “Não é preciso esperar sentir sede para se hidratar. A reposição deve ser feita por meio de água, sucos de frutas naturais e água de coco, preferencialmente”, recomenda.
A alimentação saudável também é importante, pois o clima quente favorece o consumo de frutas, verduras e legumes, que devem ser muito bem higienizados. Evite as frituras e prefira as carnes magras, aves e peixes por serem mais saudáveis e de fácil digestão.
Os foliões precisam também estar atentos ao norovírus, um agente infeccioso que causa gastroenterite, provoca vômito, diarreia e dor de barriga. Os sintomas podem durar até sete dias. “Esse vírus se espalha rapidamente, principalmente em locais com aglomerações, onde há maior contato entre as pessoas, além de exposição a ambientes contaminados”, explica Valdir Russo.
Já o dermatologista Antonio Lui reforça os cuidados durante a exposição solar, que deve ser controlada entre às 8h e às 10h da manhã e após às 16 horas, além do uso de protetor solar, de chapéus e roupas com fator UV.
“Embora as tintas, glitters, purpurinas, pedrarias, maquiagens e lantejoulas façam parte das comemorações carnavalescas, é preciso ter cuidado com o seu uso, já que esses itens oferecem riscos à pele e podem causar dermatites de contato, eczemas e inflamações”, explica o dermatologista.
A dermatite de contato é uma reação inflamatória e pode causar irritações, coceira, vermelhidão, descamação, manchas e, em casos mais graves, queimaduras. A recomendação é utilizar produtos de boa qualidade, evitar o glitter na região dos olhos, não aplicar produtos em áreas irritadas e não compartilhar pincéis de aplicação. Após a folia, é fundamental remover a maquiagem por meio de uma correta limpeza da pele. Outro cuidado é com a aplicação de tinta guache sobre a pele. Apesar de ser hipoalergênica, ela foi desenvolvida para ser utilizada no papel.
Para o sucesso completo da folia, o otorrinolaringologista Thiago Brunelli também faz um alerta em relação ao barulho. Sem os cuidados necessários, o barulho em excesso por um longo período e sem proteção, pode causar lesões temporárias ou irreversíveis nos ouvidos. Os altos ruídos causam zumbidos e pressão nos ouvidos e dificuldades para ouvir, que podem ocorrer no dia ou após a folia.
Como forma de manter a saúde auditiva, vale ficar distante da fonte de barulho, evitar a exposição ao ruído por tempo prolongado e usar protetor auricular – especialmente aqueles que trabalham nos locais de festas e próximos aos sons.
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300. https://santacasamaua.org.br/ .
Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin / Luciana Ponteli
mprossi@uol.com.br
(11) 9.3099-1964
17/2/2025