Cumprindo o seu papel de defensora dos interesses da classe empresarial, a Associação Comercial e Industrial de Santo André – ACISA manifesta preocupação com os impactos do avanço das importações de produtos asiáticos sobre a competitividade da indústria instalada no Grande ABC. Para a entidade, o aumento da entrada de produtos estrangeiros, especialmente em segmentos nos quais a região possui forte presença industrial, amplia os desafios enfrentados pelas empresas locais, que já convivem com elevada carga tributária e custos de produção.
A preocupação da ACISA está relacionada não à concorrência internacional em si, mas às condições em que ela ocorre. A indústria brasileira precisa competir em um ambiente marcado por custos tributários, trabalhistas e operacionais elevados, enquanto determinados produtos importados conseguem chegar ao mercado nacional com preços que pressionam a produção local e reduzem as margens das empresas.
“É preciso que os nossos representantes em Brasília criem medidas e leis que assegurem condições mais equilibradas de concorrência e protejam setores estratégicos, como os das indústrias química, petroquímica, têxtil e de borracha, que a cada dia enfrentam maiores dificuldades para competir em preço”, argumenta o presidente da ACISA, Evenson Robles Dotto.
Na avaliação da entidade, o tema merece atenção não apenas sob a ótica empresarial, mas também pelos reflexos sobre a economia regional. A perda de competitividade da indústria pode comprometer investimentos, postos de trabalho, geração de renda e arrecadação, além de afetar toda a cadeia de fornecedores e prestadores de serviços que se desenvolveu no entorno das grandes empresas.
“Não podemos ignorar o que o Polo Petroquímico representa para o PIB regional. Além disso, o ABC reúne representantes de toda a cadeia da indústria química e conta com cerca de 900 empresas, que empregam mais de 30 mil trabalhadores. Tudo isso sem contar a importância das grandes multinacionais para a região, não apenas na geração de renda e empregos, mas também na arrecadação de impostos que retorna à sociedade na forma de serviços e investimentos públicos”, acrescenta Evenson Robles Dotto.
Para a ACISA, o desafio está em buscar condições de concorrência que permitam à indústria nacional manter sua capacidade produtiva e tecnológica, investir em inovação e continuar contribuindo para o desenvolvimento econômico do Grande ABC. Nesse cenário, a entidade defende a discussão de medidas que conciliem a abertura comercial com a preservação da capacidade competitiva de setores estratégicos da economia regional.
Sobre: a ACISA possui mais de 4 mil associados e está localizada na Avenida XV de Novembro, 442 – Centro – Santo André, com estacionamento próprio. Sua diretoria é formada por empresários que doam parte de seu tempo para ajudar e trabalhar em prol do associativismo, para o bem comum da classe empresarial e para manter a saúde financeira da entidade.
Para conhecer todos os serviços da ACISA, cursos e ações voltadas para capacitação profissional e outros temas ligados ao mundo corporativo, basta acessar o link: bit.ly/ACISA-Canal-WhatsApp e seguir o canal.
https://www.linkedin.com/company/acisasa/ https://www.youtube.com/user/ACISASA/ https://www.instagram.com/acisasa/
Informações à imprensa:
MP & Rossi Comunicações
mprossi@uol.com.br
Marli Popolin
(11) 93099-1964
www.mprossi.com.br
5/10/2026







